segunda-feira, 5 de abril de 2021

LUGAR DE CONTROLE: DENTRO OU FORA DE NÓS?

Olhe para trás e pense em duas situações (uma positiva e outra negativa) de sua vida que custaram bastante tempo e dedicação para serem solucionadas ou concluídas.

Quais atitudes, necessárias para o fechamento dessas situações, foram tomadas por você?

Quais ações ou fato, necessários para o fechamento dessas situações, estavam fora do seu controle?


REFLITA:

Você realizou todas as ações possíveis e que estavam ao seu alcance? Em caso negativo, o que mais você poderia ter feito?

Você dedicou mais tempo e energia mental pensando nas ações que estavam além do seu controle ou dedicando-se a concretizar o que cabia a você?

Onde está o lugar de controle para você?


Quando um indivíduo possui o lugar de controle externo (fora), ele tende a responsabilizar os eventos e resultados de sua própria vida à circunstancias externas: azar, destino, economia, família, emprego, etc. Atribuir a “culpa”, principalmente de insucessos, a fatores externos é uma forma bastante comum de se proteger da frustração e assim manter-se dentro de uma zona de conforto.

Por outro lado, um indivíduo que acredita ter controle sobre os eventos de sua própria vida exige mais de si, e por consequência, esforça-se muito mais para lidar, dentro do que está ao seu alcance, com as situações que encontra, sejam positivas ou negativas, ou seja esse indivíduo possui o lugar de controle interno (dentro).

Na verdade, esse tipo de coisa não é sobre as reais causas dos acontecimentos, mas sim sobre a forma como o indivíduo percebe os eventos e o efeitos que nele provocam.

Portanto, se você compreende sua responsabilidade em um fracasso pessoal, não o atribuindo somente a fatores externos, saberá onde errou e no que pode melhorar. Essa é a grande diferença entre alguém que se entrega como vítima de determinada situação e alguém que assumi um papel de protagonismo como um agende de mudança e aprendizado sobre qualquer situação.


#averdadeprecisaserdita


Nenhum comentário: